Ao Caminho Antigo

Torah

PRIMEIRAHistória da Torah
Por Sha'ul Bentsion
(Baseado em diversas fontes)
Introdução
A Torah são as instruções do Eterno para uma vida de santidade, com recomendações para nossa
saúde física e espiritual. Até hoje, é escrita em rolos que contém o chamado Pentateuco (os 5
livros de Moshe Rabeinu / Moisés, nosso professor). Mas, como surgiu a Torah?
Os Rolos de Moshe
A própria Torah nos fala que o Eterno entregou a Torah a Moshe palavra por palavra. Moshe,
como servo fiel do Eterno, escreveu-as fielmente conforme determinação do Eterno.
Moshe escreveu 13 rolos da Torah, doze dos quais foram dados às 12 tribos de Israel. O décimo
terceiro foi posto dentro da Arca da Aliança, a qual foi posteriormente guardada no Kadosh
Kadoshim (Santo dos Santos) dentro do Beit HaMikdash (Templo).
Este último rolo de Torah era o padrão pelo qual todos os outros rolos eram julgados.
Ocasionalmente, era retirado da Arca justamente para a conferência dos outros rolos da Torah,
para não admitir modificações (conforme instrução em Devarim (Deuteronômio) 12:32) .
As Tentativas de Destruir a Palavra de HaShem
Houve momentos em que esta décima-terceira Torah quase foi perdida. Alguns reis de Israel que
se desviaram do Eterno tentaram anular ou modificar os ensinamentos da Torah. Por isto, durante
o reinado de Achaz (Acaz), entre os anos 3183 e 3199 (isto é 578-562 AC), muitos rolos da Torah
foram destruídos. Por causa disto, os sacerdotes Cohen (descendentes de Aaron) escondiam a
Torah escrita por Moshe para protegê-la.
Durante o reinado de M'nasheh (Manasses), entre 3228 e 3283 (isto é 533-478 AC), os esforços
para destruição da Torah foram tão intensos e parcialmente bem-sucedidos que a existência da
Torah escrita por Moshe teve que ser escondida da maioria do povo, com exceção de um grupo de
pessoas tementes à Elohim e dedicadas a preservar a Sua Palavra. Foi apenas durante o reinado de
Yoshia (Josías), no ano de 3303 (isto é 458 AC) que esta Torah foi novamente revelada, escondida
dentro do Beit HaMikdash (Templo), conforme escrito no Tanach (Primeiro Testamento) em 2
Crônicas 34:14:
"Chilkiah, o sacerdote, achou o livro da Torah de YHWH escrita pela
mão de Moshe"
As Tábuas das 10 mitzvot (mandamentos) estavam escondidas em uma catacumba preparada pelo
rei Shlomo (Salomão) para esta finalidade, dentro do Beit HaMikdash (Templo).
Quando Yerushalayim (Jerusalém) corria risco de invasão, o rei Yoshia escondeu a Arca contendo
a Torah original e as Tábuas das 10 mitzvot. Acredita-se que o local onde era escondida a Arca (a
catacumba de Shlomo) seja o local onde hoje ela se encontre, tal era o zelo dos cohanim
www.torahviva.org 1
Torah Viva - A História da Torah
(sacerdotes) para com a preservação destes artigos santos.
O Exílio da Babilônia
Durante o exílio da Babilônia, em 3338 a 3408 (isto é 423 a 353 AC), houve um declínio no
conhecimento da Torah. Haviam muitos casamentos entre o povo de HaShem e os povos pagãos, e
as pessoas se esqueciam da Torah e das suas mitzvot (mandamentos). Quando Ezra (Esdras) e
Nehemiah (Neemias) retornaram à terra santa, restauraram a Torah ao seu local original. Ezra
também fez uma cópia fiel, letra por letra, do rolo da Torah para ser usado como padrão para os
outros.
Como São Copiados os Rolos da Torah
Ao longo das gerações, têm se tomado grande cuidado para se preservar a Torah exatamente da
forma que foi dada a Moshe. Tanto que no Talmude, é dado aos escribas da Torah a seguinte
recomendação: "Seja cuidadoso em sua tarefa, pois é um trabalho sagrado – se você adicionar ou
subtrair uma letra sequer, você terá que destruir tudo”. Uma vez que cada Torah deve ser uma
cópia perfeita da original, deve ser cuidadosamente copiada de outro rolo da Torah. Entre cópia,
conferência e correção, o processo leva muitos anos. É proibido escrever no rolo da Torah uma só
letra sequer que não tenha sido copiada de outra Torah".
Além disto, o escriba deve repetir cada palavra em voz alta antes de escrevê-la, para garantir a
precisão na cópia. Este era o costume entre os profetas, conforme vemos em Jeremias 36:18:
"Sim, da sua boca ele me ditava todas estas palavras, e eu com tinta as escrevia no livro". Se a
Torah ou outra Escritura sagrada contiver algum erro de escrita, é proibido pela tradição judaica
mantê-la por mais de 30, e mesmo neste período é proibida de ser usada. Uma vez passado este
período, o rolo já deve estar completamente corrigido, ou deverá ser destruído, com base nas
escrituras de Yov (Jó) 11:14: "Não permita que o erro permaneça em suas tendas"
Além disto, desde os primórdios do povo, para garantir a preservação da Torah, cada frase,
palavra e letra são contados!
Por ser Palavra do Eterno, a Torah foi dada a Moshe letra por letra, e assim é preservada para
evitar qualquer erro de interpretação. Portanto, até mesmo as passagens mais triviais da Torah
podem conter lições para a pessoa que desejar se aprofundar nela.
"Guardo a Tua palavra no meu coração, para não pecar contra Ti."
(Tehilim / Salmos 119:11)