Ao Caminho Antigo

A Plenitude dos Gentios

04-08-2010 18:10

Efraim: A Plenitude dos Gentios
por Kevin Kluetz
traduzido por Hillel Ben Yishai
adaptado por Sha'ul Bentsion
Introdução
O que aconteceu com as “ dez tribos perdidas” de Israel? Muitos tem ponderado sobre esta questão ao
longo dos séculos. No entanto, se tomarmos as Escrituras literalmente, uma simples linha de
raciocínio contida nas Escrituras parece resolver este mistério.
Dez Tribos Perdidas
No décimo século a.C. , após o reinado de Shlomo HaMelech(o Rei Salomão), Israel foi dividido em
dois reinos: um reino do norte, e um reino no sul. O reino do sul era composto das tribos de
Benjamin, Yehudá, e dos Levi'im dispersos entre aquelas tribos. O reino do norte era composto das
tribos de Asher, Dan, Efraim, Gad, Yissachar, Menashe, Naftali, Reuven, Shimon, Z'vulom, e dos
Levi'im dispersos entre aquelas tribos. No reino do sul, a tribo de Yehudá se tornou dominante.
Assim, o reino do sul passou a ser conhecido como o Reino de Yehudá. No reino do norte, a tribo de
Efraim se tornou dominante. Por volta de 745 a.C. , o reino do norte era sempre referido como o
Reino de Efraim (EB:4:520:1b). O termo Israelita portanto, passou a ser associado tanto a Yehudá
,como a Efraim.
Hoje em dia, nós ainda podemos identificar um remanescente do povo do antigo Reino de Yehudá.
Este remanescente consiste de Judeus (ainda que a minoria dos Judeus é de religiosos convertidos ao
Judaísmo). O povo do Reino de Efraim no entanto, desapareceu da história por volta de 2700 anos
atrás, quando o Império Assírio conquistou, exilou, dispersou, e os assimilou em 721
a.C.(EB:4:520:1b). Um remanescente do povo de Yehudá (os Judeus) tem guardado os livros que
Elohim deu a eles através de Moshe, e os tem mantido a sua cultura. Subseqüentemente, eles vem
mantendo a sua identidade, apesar dos dois maiores exílios da sua terra e de uma dispersão mundial.
O povo de Efraim no entanto, caiu em uma severa adoração aos ídolos pagãos por volta do exílio de
721 a.C. Talvez esta seja a razão pela qual eles perderam a sua identidade ,após o exílio e a
dispersão.
Mistura com as Nações.
As Escrituras nos dão uma série de pistas para nos ajudar a determinar o que aconteceu com o povo
de Efraim. Uma em Oséias 7:8, “ Efraim se mistura com os povos...” Baseado nesta pista, o povo de
Efraim provavelmente se casou com as nações, diluindo a sua linhagem sanguínea Israelita ,e
assimilando-se.
A Benção Ortodoxa.
No Shabbat semanal, os avôs Judeus Ortodoxos impõe a sua mão sobre a cabeça dos seus netos,
anbençoando-os dizendo, “ Que Elohim te faça como Efraim e como Menashe.” Esta benção esta de
acordo a ordem ao povo de Israel, pronunciada por Yaakov, o patriarca de Israel, em Gênesis 48:20:
“ Assim os abençoou naquele dia, dizendo: Em ti abençoará Israel, dizendo: Elohim te faça como a
 Efraim e como a Manasses!. E pôs a Efraim diante de Menashe.”
 Efraim e Menashe eram filhos de Yossef. Esta benção parece ser um pedido pouco comum. O povo
de Efraim e Menashe (Menashe eventualmente se tornou associado com Efraim no reino do norte)
fisicamente perdeu sua identidade Israelita após o império Assírio os ter dispersado. Quando os
Judeus Ortodoxos modernos pedem a Elohim para fazer a seus filhos como a Efraim e Manasses,
aparentemente parece que estes Judeus estão pedindo que Elohim misture os seus filhos com as
nações e os façam perder sua identidade física com Israel. As próximas seções deste documento,no
entanto, irão apresentar informações que poderão iluminar o significado desta benção.
Ezequiel
De acordo com a passagem de Ezequiel , no futuro Elohim reunirá o povo de Efraim com o povo de
Yehudá. Então, o povo de Efraim ainda pertence a Elohim hoje, e Elohim mesmo sabe aonde eles
estão. A passagem de Ezequiel encontra-se no capitulo 37, nos versos 15 a 23, abaixo:
15 E outra vez veio a mim a palavra de YHWH, dizendo ,16 Tu, pois, ó filho do homem, toma um
pedaço de madeira, e escreve nele: Por Judá e pelos filhos de Israel, seus companheiros. E toma outro
pedaço de madeira, e escreve nele: Por Yossef, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel, seus
companheiros., 17 E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem uma só vara na tua mão, 18 E
quando te falarem os filhos do teu povo, dizendo: Porventura não nos declararás o que significam
estas coisas? 19 Tu lhes dirás: Assim diz YHWH Elohim: Eis que eu tomarei a vara de Yossef que
esteve na mão de Efraim, e a das tribos de Israel, suas companheiras, e as ajuntarei à vara de Judá, e
farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão., 20 E as varas, sobre que houveres
escrito, estarão na tua mão, perante os olhos deles., 21 Dize-lhes pois: Assim diz YHWH Elohim: Eis
que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas
as partes, e os levarei à sua terra., 22 E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei
será rei de todos eles, e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois
reinos., 23 E nunca mais se contaminarão com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem
com as suas transgressões, e os livrarei de todas as suas habitações, em que pecaram, e os purificarei.
Assim eles serão o meu povo, e eu serei o seu Elohim.
O Primogênito de Elohim.
De acordo com Jeremias 31:9, Elohim disse, “ porque Sou um pai para Israel, e Efraim é o Meu
primogênito.” Efraim era o segundo filho de Yossef, nasceu após Manasses (Gênesis 46:20), então
como o povo de Efraim pode ser o primogênito de Elohim? Elohim é Ruach (Yochanan/João 4:24),
ser chamado de “ o primogênito de Elohim,” não teria sentido assumir que o povo de Efraim deve ser
nascido da Ruach de Elohim? As instruções para ser nascido da Ruach de Elohim estão em
Yochanan capitulo 3 , na dissertação de Y’ shua com Nakdimon, um dos principais dos Judeus, que
secretamente conversou com Y’ shua a noite.
Um resumo daquele capitulo está citado abaixo (versos citados estão numerados):
5 Y’ shua respondeu: Amem, Amem, e eu te digo que se alguém não nascer de novo,não pode ver o
reino de Elohim. 6 “ O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido da Ruach é espírito.7 “ Não te
admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo” ...14... “ E como Moshe levantou a
serpente no deserto,assim importa que o Filho do homem seja levantado; 15 para que todo aquele que
Nele crê tenha a vida eterna. 16 Porque Elohim amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho
unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça,mas tenha a vida eterna. (BCHT)
Se Efraim é o primogênito de Elohim, então Efraim se tornou nascido da Ruach antes de mais
ninguém. Pois, de acordo com Ezequiel 37: 15-23, Elohim irá um dia reunificar Efraim e Yehudá,
então o que Ele deve estar dizendo em Jeremias 31:9,é que entre o povo de Efraim e de Yehudá, que
juntos, formam todo o Israel, o povo de Efraim atingirá sua plenitude através da Ruach antes de
Yehudá. Se isto é verdade, então Efraim é o primogênito de Elohim.
Isaias
Em Isaias 28: 1-13, Elohim começa uma profecia com as seguintes palavras:, “ AI da coroa de
soberba dos bêbados de Efraim...” No meio desta passagem, Isaias profetiza: “ Assim por lábios
gaguejantes, e por outra língua, falará a este povo...” Se o povo de Efraim foi disperso entre as
nações, e perdeu a sua identidade Israelita e a sua língua,o Hebraico, então esta profecia
provavelmente foi cumprida no povo de Efraim, quando eles ouviram as boas novas (as boas novas
que o Mashiach pagou por nossos pecados e nos deu a vida eterna, se apenas crermos ) em outras
línguas diferentes do Hebraico.
O Messias e Yehudá
É interessante notar que, ainda que o povo de Yehudá está, no século 21, visivelmente vindo a aceitar
Yeshua em escala mais mundial, como pode ser visto no Movimento Judaico Messiânico. As
Escrituras parecem indicar que o Povo Judeu será salvo pelo próprio Messias durante uma guerra
futura contra Israel, conhecida como a guerra de Gog/Magog. Abaixo estão duas passagens que
parecem suportar esta idéia:
A guerra de Gog/Magog em Ezequiel 38-39, Elohim revela seu santo nome Y’ shua a Israel, Ezequiel
39:7 “ E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel, e nunca mais deixarei
profanar o meu santo nome; e as nações saberão que eu sou YHWH, o Santo em Israel.” Numa
passagem a frente, em Ezequiel 39:22-24, a voz de Y’ shua fala estas palavras ao profeta: “ E saberão
os da casa de Israel que eu sou YHWH seu Elohim, desde aquele dia em diante. E as nações saberão
que os da casa de Israel, por causa da sua iniqüidade, foram levados em cativeiro, porque se
rebelaram contra mim, e eu escondi deles a minha face, e os entreguei nas mãos de seus adversários,
e todos caíram à espada. Conforme a sua imundícia e conforme as suas transgressões me houve com
eles, e escondi deles a minha face.”
A guerra de Gog/Magog também é descrita em Joel 2; YHWH diz pra Israel retornar a ELE durante
aquela guerra, Joel 2:12 “ Ainda assim” , declara YHWH, “ Convertei-vos a mim de todo o vosso
coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto...” O povo da terra de Israel se arrepende
durante a guerra de Gog/Magog , como indicado pela benção de Elohim, com a qual Ele os responde,
Joel 2:19 “ E YHWH, respondendo, disse ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o
azeite, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as nações.” Desde que o povo
de Israel retorna a Elohim de todo o seu coração, eles O encontram, de acordo com as promessas de
Elohim em Jeremias 29:13 “ E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso
coração..” Logo após a salvação de Israel, Elohim derrama A Sua Ruach , Joel 2:28 “ E há de ser que,
depois derramarei a minha Ruach sobre toda a carne”
Paulo/ Shaul.
Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o
endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos goyim haja entrado; E assim todo o
Israel será salvo...” Romanos 11:25-26 (BCHT)
Na passagem acima, Shaul profetizou que um endurecimento parcial veio sobre Israel. Por isso,
Shaul estava se referindo a maioria Judaica. Shaul mais adiante diz que o endurecimento parcial
aconteceu “ até que a plenitude dos goyim haja entrado, e assim todo o Israel será salvo...” Esta
passagem só faz sentido se ‘ aqueles de Israel que estão endurecidos em parte’ mais a ‘ plenitude dos
goyim’ igual “ todo o Israel” . Em outras palavras, Shaul parece estar profetizando que [os
Judeus]+[plenitude dos goyim]=[todo o Israel]. Como a plenitude dos goyim pode ser incluída em
Israel? A resposta para esta questão parece estar no primeiro livro da Torah, o livro
Bereshit(Gênesis), como explica a próxima seção.
A Benção de Yaakov.
Quando Yaakov abençoou os filhos de Yossef (Efraim e Manasses), Yaakov deliberadamente impôs
sua dominante mão direita sobre a cabeça de Efraim, abençoando Efraim com a benção poderosa,
ainda que Efraim era o filho mais novo. Muitas informações a respeito da benção de Yaakov sobre
Efraim está contida na passagem abaixo:
17 Vendo, pois, Yossef que seu pai punha a sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi mau aos
seus olhos; e tomou a mão de seu pai, para a transpor de sobre a cabeça de Efraim à cabeça de
Menashe. 18 E Yossef disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a tua
mão direita sobre a sua cabeça. 19 Mas seu pai recusou, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei;
também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele,
e a sua descendência será uma multidão de nações. Gênesis 48: 17-19
De acordo com as ultimas palavras da passagem acima, Yaakov profetizou que Efraim se tornaria
“ uma multidão de nações” . Esta é uma tradução muito pobre do Hebraico. As palavra pobremente
 traduzidas são “ m’ lo hagoyim” . A palavra “ m’ lo” significa “ plenitude” . A palavra “ ha” significa
 “ das” . A palavra “ goyim” significa “ nações” ou “ gentios” . Sendo assim, literalmente lê-se: “ ...Os
  descendentes de Efraim se tornarão a plenitude das [nações ou gentios].” Baseado nesta informação,
  a profecia de Shaul em Romanos 11:25-26 pode ser lida assim(os comentários nos parênteses são
  meus [obs: do autor] ): “ que um endurecimento veio em parte a Israel(aos Judeus) até que a
  plenitude dos Gentios (até que o povo de Efraim) haja entrado, e assim todo o Israel (os Judeus + o
  povo de Efraim) será salvo...”
  De acordo com Yaakov ,os descendentes de Efraim, que dominaram o antigo reino do norte de Israel,
  se tornariam a plenitude dos Gentios. Baseado na profecia de Shaul em Romanos 11:25-26,a profecia
  de Ezequiel no capitulo 37:15-23, e a profecia de Miquéias no capitulo 5:3, o povo de Efraim e o
  povo de Yehudá se reunirão no futuro. Os milhões de Efraim provavelmente se misturaram com as
  nações a cerca de 2700 anos atrás, no tempo do seu exílio, então neste ponto do tempo, pode ser
  possível que todos, ou quase todos na terra tenham um pouco dos genes de Efraim e podem clamar
  ser Efraim o ancestral comum. Os descendentes de Efraim, dos quais Yaakov, Jeremias, Ezequiel e
  Shaul profetizaram no entanto, parecem ser aqueles que não somente são descendentes físicos de
  Efraim, mas também filhos de Elohim pela Ruach, como indicado em Jeremias 31:9, “ Pois eu sou
  um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito,” e Romanos 9:6-8,abaixo:
  Porque nem todos os que são de Israel são israelitas; nem por serem descendência de Avraham são
  todos filhos, mas: “ Em Yits’ chak será chamada a tua descendência.”
  Isto é, não foram os filhos da [vontade da] carne que tornaram-se filhos de Elohim; mas os filhos da
  promessa são contados como descendência. (BCHT)
  Conclusão
  O reino do norte de Israel, o povo de Efraim, é o primogênito de Elohim de acordo com Jeremias
  31:9. O povo de Efraim misturado com as nações (Oséias 7:8) e foram destinados a se tornar a
  plenitude dos gentios , como profetizado por Yaakov, o patriarca de Israel, em Gênesis 48:19.
  O povo de Efraim parece estar destinado a se tornar nascido da Ruach de Elohim antes do povo de
  Yehudá, como indicado em Jeremias 31:9, quando Elohim declarou ser Efraim seu primogênito , mas
  também em Romanos 11:25-26, quando Shaul profetizou que “ ...um endurecimento parcial veio a
  Israel(os Judeus) até que haja entrado a plenitude dos Goyim (O povo de Efraim), e assim todo o
  Israel (Yehudá + Efraim) será salvo...” Baseado nesta informação, aquela benção que os avôs Judeus
  Ortodoxos impõe sobre seus netos em cada Shabbat semanal deve fazer mais sentido. É improvável
  que que os Judeus Ortodoxos estão pedindo que Elohim exilem os seus netos entre as nações e
apague a identidade física Israelita dos seus netos, como aconteceu com Efraim. Ao contrario, sem
saber, os Judeus Ortodoxos podem estar pedindo que Elohim faça que seus filhos e netos sejam como
os filhos de Efraim, a plenitude dos gentios, que, baseados nas Escrituras, podem já ser nascidos da
Ruach de Elohim, porque eles já creram que Y’ shua pagou por seus pecados na estaca de execução e
que ressuscitou dentre os mortos.

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